sexta-feira, 30 de janeiro de 2009


**Lamarckismo - é uma teoria evolucionista proposta por Jean-Baptiste Lamarck. Segundo ele, a evolução das espécies depende de dois factores fundamentais.


**Lei do uso e desuso dos órgãos ou 1ª Lei de Lamarck – diz-nos que os organismos desenvolvem os seus órgãos de acordo com as suas necessidades, e que, os que não são usados (desuso) se atrofiam. Lamarck defendia assim que a constante utilização de um órgão causaria ao indivíduo necessidade de se adaptar ao meio ambiente.

**Lei da transmissão dos caracteres adquiridos ou 2ª Lei de Lamarck - de acordo com esta lei, as alterações sofridas no organismo, ao longo da vida de um determinado ser, eram transmitidas aos seus descendentes por herança hereditária.


** Darwinismo - teoria estabelecida por Darwin, biólogo inglês (1809-1882), que tenta explicar a evolução das espécies (evolucionismo ou transformismo) pela selecção natural, consequência da luta pela vida.


** Selecção Natural - Processo pelo qual, e de acordo com o Darwinismo, aparecem e desaparecem as espécies.


**Neodarwinismo - Teoria evolucionista, também conhecida por teoria sintética da evolução, proposta em 1942 por Mayr, Simpson e Dobzhansky, segundo a qual a evolução dos seres vivos pode ser explicada tendo em conta duas ideias fundamentais: a variabilidade genética e a selecção natural.

Fontes: infopedia, apontamentos da aula

1 comentário:

António Varela disse...

Muito bem. As referências?

Análise crítica do Blog

Este blog foi importante porque acima de tudo permitiu um aprofundamento constante dos nossos conhecimentos na disciplina de Biologia/Geologia. Contudo ele serviu outros objectivos:
- Promoveu a integração escolar;
- Contribuiu para o nosso desenvolvimento pessoal e social;
- Deu-nos oportunidade de assumirmos as nossas dificuldades e descobrirmos os nossos prórios valores.

Foi um trabalho diferente. Levou-nos a reflectir e a procurar saber mais sobre as aprendizagens das aulas. Constituiu um importante recurso pedagógico na procura do sucesso educativo. Podemos dizer que tentámos dar e fazer o nosso melhor, mas nem sempre o conseguimos porque nem sempre tinhamos conhecimentos informáticos suficientes que nos permitissem apresentar os trabalhos, tal como os idealizavamos.
Agradecemos ao professor toda a orientação que nos proporcionou, pois estámos conscientes de que a sua dedicação e empenho foram o exemplo que nos motivou a procurar fazer sempre mais e melhor.
Muito obrigado por ser quem é!

Fica a mágoa pela falta de promoção de actividades como esta a nível escolar que promovem o uso das novas tecnologias e uma maior interactividade entre os alunos e a comunidade.
Esta foi uma oportunidade de "trazer" a Biologia e a Geologia para fora da sala de aula e apresentar-las à sociedade.

Jéssica e Leandro