domingo, 11 de janeiro de 2009

O que é a simbiose? Tipos de simbiose.

Tradicionalmente, a simbiose é definida como uma relação mutuamente benéfica envolvendo contacto físico muito próximo entre dois organismos que não são da mesma espécie. A simbiose pode ocorrer entre animais, plantas, fungos ou qualquer combinação entre eles. Cada organismo contribui activamente com algo que beneficia a sobrevivência do outro e, de volta, recebe algo em benefício próprio.


Tipos de simbiose

  • Denomina-se mutualismo o tipo de simbiose na qual os organismos cooperantes, ou simbiontes, obtêm um benefício mútuo.
    Ex: relação da alga e do fungo nos líquenes
  • Damos o nome de parasitismo à simbiose em que um organismo satisfaz suas necessidades provocando danos ao outro.
    Ex: cão - carraça.
  • O comensalismo é um tipo de simbiose que ocorre quando dois animais diferentes, não-parasitas, dividem o alimento. Esta relação é inofensiva para ambos que, em muitos casos, obtêm vantagens mútuas.
    Ex:Tubarão – rémora (a rémora beneficia de restos de alimento, transporte e protecção, enquanto o tubarão não é prejudicado nem beneficiado).

1 comentário:

António Varela disse...

Verificar novamente o conceito de simbiose (já o tinha referido na aula).

Análise crítica do Blog

Este blog foi importante porque acima de tudo permitiu um aprofundamento constante dos nossos conhecimentos na disciplina de Biologia/Geologia. Contudo ele serviu outros objectivos:
- Promoveu a integração escolar;
- Contribuiu para o nosso desenvolvimento pessoal e social;
- Deu-nos oportunidade de assumirmos as nossas dificuldades e descobrirmos os nossos prórios valores.

Foi um trabalho diferente. Levou-nos a reflectir e a procurar saber mais sobre as aprendizagens das aulas. Constituiu um importante recurso pedagógico na procura do sucesso educativo. Podemos dizer que tentámos dar e fazer o nosso melhor, mas nem sempre o conseguimos porque nem sempre tinhamos conhecimentos informáticos suficientes que nos permitissem apresentar os trabalhos, tal como os idealizavamos.
Agradecemos ao professor toda a orientação que nos proporcionou, pois estámos conscientes de que a sua dedicação e empenho foram o exemplo que nos motivou a procurar fazer sempre mais e melhor.
Muito obrigado por ser quem é!

Fica a mágoa pela falta de promoção de actividades como esta a nível escolar que promovem o uso das novas tecnologias e uma maior interactividade entre os alunos e a comunidade.
Esta foi uma oportunidade de "trazer" a Biologia e a Geologia para fora da sala de aula e apresentar-las à sociedade.

Jéssica e Leandro