quarta-feira, 4 de março de 2009

Relatório em "V" de Gowin - «Ângulo de atrito»

Questão-central:

“Qual a influência do declive e da quantidade de água no deslizamento de terrenos?”

Teoria:

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento - zonas de vertente.

Princípios:

1. Atrito é uma força natural que actua apenas quando um objecto está em contacto com outro e sofre a acção de outra força que tende a colocá-lo em movimento.
2. Movimentos de massa são deslocamentos de grandes quantidades de material rochoso e solo. Acontecem geralmente devido à força da gravidade. Os desabamentos de terra que ocorrem nas zonas de vertente são um exemplo deste tipo de movimentos. Factores como a falta de vegetação, solos saturados de água e declives muito acentuados são os maiores responsáveis por este tipo de movimentos.
3. Vertente é um local de instabilidade geomorfológica, onde existe muitas vezes um declive acentuado, sendo por isso uma zona de erosão muito acentuada.
4. Força da gravidade é uma força de atracção mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros. A gravidade é o motivo pelo qual a Terra, o sol e outros corpos celestiais existem, sem ela a matéria não se teria aglutinado para formar aqueles corpos e a vida como a entendemos não teria surgido. A gravidade também é responsável por manter a Terra e os outros planetas nas suas respectivas órbitras, em torno do sol e a lua em órbita em volta da Terra. A formação das marés e fenómenos naturais como os deslizamentos de terra acontecem devido a esta força.
5. Ângulo de repouso é o ângulo mais inclinado de um relevo no qual o material solto, como detritos rochosos ou areia, permanecem sem deslizar até ao sopé.

Conceitos:


1. Atrito;
2. Deslizamento de terrenos;
3. Vertente;
4. Ângulo de atrito;
5. Areia;
6. Força da gravidade;
7. Ângulo de repouso;
8. Calhaus;
9.Tensão superficial;
10.Erosão.

Observações:





Areia fina seca


Areia grossa seca




Areão seco


Calhaus secos




Areia fina humedecida


Areia grossa humedecida




Areão humedecido


Calhaus humedecidos




Areia fina saturada


Areia grossa saturada





Areão saturado


Calhaus saturados





* os espaços não preenchidos correspondem a ensaios em que a areia não caiu na sua totalidade, sendo assim impossível registar o que se pretendia.

Conclusão:

Com esta actividade prática podemos concluir que existem três factores essenciais que condicionam a ocorrência, ou não, de um deslizamento de terras.

Um dos factores é a natureza dos materiais. Materiais maiores e mais arredondados são os que mais facilmente deslizam pois há pouca coesão entre eles e o facto de serem arredondados diminui a área sujeita a atrito.

O segundo factor é a quantidade de água presente nos materiais. Alguma água pode ajudar na coesão dos materiais mais pequenos como a areia fina mas tem pouca ou nenhuma influência nos materiais como os calhaus. Contudo, excesso de água pode causar um deslizamento. Percebemos assim porque é que a maioria dos deslizamentos de terras acontece após grande precipitação.

O terceiro factor é o declive da vertente. Como podemos verificar na actividade, quanto maior for o declive maior é a probabilidade de deslizamento e podemos concluir que é o factor que mais influência a ocorrência de deslizamentos.



*alterado por Jéssica Costa em 04/06/2009

1 comentário:

António Varela disse...

Teoria - falta zonas de vertente.
Princípios - Não utilizem os dois pontos; construam frases. A maioria dos princípios está incompleto.
Conceitos: Material seco e húmido???
Resultados - falta a tabela.
Linguagem - Num relatório científico utiliza-se a 3.ª pessoa.

Análise crítica do Blog

Este blog foi importante porque acima de tudo permitiu um aprofundamento constante dos nossos conhecimentos na disciplina de Biologia/Geologia. Contudo ele serviu outros objectivos:
- Promoveu a integração escolar;
- Contribuiu para o nosso desenvolvimento pessoal e social;
- Deu-nos oportunidade de assumirmos as nossas dificuldades e descobrirmos os nossos prórios valores.

Foi um trabalho diferente. Levou-nos a reflectir e a procurar saber mais sobre as aprendizagens das aulas. Constituiu um importante recurso pedagógico na procura do sucesso educativo. Podemos dizer que tentámos dar e fazer o nosso melhor, mas nem sempre o conseguimos porque nem sempre tinhamos conhecimentos informáticos suficientes que nos permitissem apresentar os trabalhos, tal como os idealizavamos.
Agradecemos ao professor toda a orientação que nos proporcionou, pois estámos conscientes de que a sua dedicação e empenho foram o exemplo que nos motivou a procurar fazer sempre mais e melhor.
Muito obrigado por ser quem é!

Fica a mágoa pela falta de promoção de actividades como esta a nível escolar que promovem o uso das novas tecnologias e uma maior interactividade entre os alunos e a comunidade.
Esta foi uma oportunidade de "trazer" a Biologia e a Geologia para fora da sala de aula e apresentar-las à sociedade.

Jéssica e Leandro