Esta é uma iniciativa à escala mundial que já tem milhares de participantes em todo o mundo e até ao dia 28 de Março vão ser vários os artigos do Diário do Ambiente sobre esta iniciativa.
Neste momento existe já inúmeras figuras publicas portuguesas que apoiam esta iniciativa e deixaram o seu testemunho no site da WWF Portugal.
Portugal vai também está representado à altura do evento. O Cristo-Rei, a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, Mosteiros dos Jerónimos, Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Castelo de São Jorge e os Paços do Concelho vão ficar ás escuras durante uma hora.
O que é?
Hora do Planeta é uma iniciativa de alerta para as alterações climáticas da rede WWF que tem como objectivo encorajar empresas, comunidades, governos e indivíduos a desligarem as luzes por uma hora no dia 28 de Março de 2009, às 20h30, com o objectivo de reduzir as emissões de gases de efeito de estufa. Em 2009, a Earth Hour espera envolver mil milhões de pessoas em 1000 cidades de todo o mundo.
Porquê esta iniciativa?
Os efeitos das alterações climáticas causadas pelas emissões de carbono são uma grande ameaça à vida na Terra.
Só alterando a atitude colectiva a nível mundial relativamente ao uso de energia e emissões de carbono se poderá travar esta ameaça.
A participação na Hora do Planeta é um contributo para uma mensagem global, de indivíduos, empresários, políticos e governos em todo o mundo, de que as alterações climáticas afectam a vida humana e que a comunidade global tem responsabilidade neste processo.
Qual vai ser o resultado?
O objectivo da Hora do Planeta 2009 é que o maior número de indivíduos, instituições, monumentos e empresas, em todo o mundo, desliguem as suas luzes por uma hora.
A Hora do Planeta pretende educar a comunidade global acerca das ameaças das alterações climáticas e de como pode ser fácil para os indivíduos e empresas realizarem gestos simples e encetarem pequenas mudanças sobre a forma como vivem e intervém na sociedade – pequenas mudanças e gestos simples que farão uma grande diferença.
A Hora do Planeta 2009 espera inspirar uma reforma ambiental global, influenciando os líderes mundiais que participarão na Conferência de Alterações Climáticas das Nações Unidas, em Copenhaga, em Dezembro de 2009, para que se atinja um novo acordo climático global, depois de Quioto.
História da Hora do Planeta A Hora do Planeta começou em Sidney, na Austrália, no dia 31de Março de 2007, onde mais de dois milhões de pessoas e milhares de empresas da cidade desligaram as suas luzes por uma hora. Desta escala nacional, e humilde início, a mensagem da Hora do Planeta disseminou-se por todo o Planeta. |
Na altura, o resultado de decréscimo de emissões de dióxido de carbono desceu para o dobro do esperado, fixando-se a redução do consumo em 10,2%.
Em 2008, 50 milhões de pessoas em 35 países desligaram as luzes e aderiram à Hora do Planeta, enviando uma mensagem à escala global de que acções colectivas de cidadãos comuns podem mesmo fazer a diferença no mundo.
A Hora do Planeta 2009 pretende envolver os mil milhões de pessoas em 1000 cidades de todo o mundo.
Retirado de: Diário do Ambiente
Mais em: http://www.earthhour.org
1 comentário:
Muito interessante.
Enviar um comentário