quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cálculo da percentagem de porosidade da areia

1º Procedimento

1. Numa proveta colocou-se 100 ml de areia, mexendo-a o menos possível.

2. De seguida adicionou-se água lentamente até saturar a areia.

3. Anotou-se a quantidade de água e o volume final de areia.

4. Realizaram-se os cálculos necessários para calcular a percentagem de porosidade da areia.

P = Volume dos poros(quantidade de água)/ volume total de areia X 100


2º Procedimento

1. Num gobelé colocaram-se 60 ml de água.

2. Num segundo gobelé colocaram-se 200 ml de areia mexendo o menos possível.

3. Juntou-se a areia ao primeiro gobelé.

4. Realizou-se uma decantação para medir o volume de água em excesso.

5. Registaram-se as medições e realizaram-se os cálculos para saber a percentagem de porosidade da areia.


Resultados:




1º procedimento

26,6%
24%
31,5%
41%
30,75%
20%
33,9%
2º procedimento

27,82%
27,27%
27,27%
28,57%
23,7%
28,18%
23,6%
Grupo

Ana Luísa/Flávia
Jéssica/Leandro
Abílio/Davide
Zé Carlos/João Costa
Hélder/João Marques
Cátia Luísa/Ana Filipa
Cátia Guimarães/Bárbara

Sem comentários:

Análise crítica do Blog

Este blog foi importante porque acima de tudo permitiu um aprofundamento constante dos nossos conhecimentos na disciplina de Biologia/Geologia. Contudo ele serviu outros objectivos:
- Promoveu a integração escolar;
- Contribuiu para o nosso desenvolvimento pessoal e social;
- Deu-nos oportunidade de assumirmos as nossas dificuldades e descobrirmos os nossos prórios valores.

Foi um trabalho diferente. Levou-nos a reflectir e a procurar saber mais sobre as aprendizagens das aulas. Constituiu um importante recurso pedagógico na procura do sucesso educativo. Podemos dizer que tentámos dar e fazer o nosso melhor, mas nem sempre o conseguimos porque nem sempre tinhamos conhecimentos informáticos suficientes que nos permitissem apresentar os trabalhos, tal como os idealizavamos.
Agradecemos ao professor toda a orientação que nos proporcionou, pois estámos conscientes de que a sua dedicação e empenho foram o exemplo que nos motivou a procurar fazer sempre mais e melhor.
Muito obrigado por ser quem é!

Fica a mágoa pela falta de promoção de actividades como esta a nível escolar que promovem o uso das novas tecnologias e uma maior interactividade entre os alunos e a comunidade.
Esta foi uma oportunidade de "trazer" a Biologia e a Geologia para fora da sala de aula e apresentar-las à sociedade.

Jéssica e Leandro