quinta-feira, 4 de junho de 2009

Escala de dureza de Mohs

A escala de Mohs é uma escala de dureza relativa utilizada para a determinação da dureza dos materiais.


O grau de dureza é determinado pela observação da facilidade ou dificuldade relativa com que um mineral é riscado por outro. A escala de dureza foi estabelecida tomando como base uma série de 10 minerais e recebe o nome de escala de Mohs. Esta é constituída por ordem crescente do grau de dureza do seguinte modo: 1) talco; 2) gesso; 3) calcite; 4) fluorite; 5) apatite; 6) ortoclase; 7) quartzo; 8) topázio; 9) corindo; 10) diamante.



Antes de utilizar esta escala devemos fazer um ensaio prévio que tem por fim abreviar operações e prolongar as condições de boa conservação dos minerais que a constituem.
(imagem porto-editora)





GUIÃO PARA A DETERMINAÇÃO DA DUREZA DE UM MATERIAL:

  • Uma vez determinada a zona da escala em que a dureza do mineral se situa , os ensaios devem iniciar-se pelo termo de maior dureza.
  • Começa-se por riscar um mineral com a unha e se não o conseguirmos ele tem dureza superior a 2.
  • Em seguida experimentámos sucessivamente o canivete, a lima e o vidro e quando encontramos uma dureza próxima de um deles fazemos um ensaio com os termos da escala.
  • Qualquer mineral da escala risca todos os que estão abaixo dele, não sendo riscado por eles.
  • Se o mineral risca e é riscado por determinado termo, ou não se riscam mutuamente, a dureza do mineral é a correspondente a esse termo.
  • Se o mineral risca determinado termo, por exemplo a fluorite, não sendo riscado por ela, e é riscado pelo termo imediatamente superior (neste caso a apatite), não a riscando, a dureza do mineral fica compreendida entre a dureza dos 2 minerais – neste caso 4,5.


Fontes: Livro CTV- Porto-Editora, aula.







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Análise crítica do Blog

Este blog foi importante porque acima de tudo permitiu um aprofundamento constante dos nossos conhecimentos na disciplina de Biologia/Geologia. Contudo ele serviu outros objectivos:
- Promoveu a integração escolar;
- Contribuiu para o nosso desenvolvimento pessoal e social;
- Deu-nos oportunidade de assumirmos as nossas dificuldades e descobrirmos os nossos prórios valores.

Foi um trabalho diferente. Levou-nos a reflectir e a procurar saber mais sobre as aprendizagens das aulas. Constituiu um importante recurso pedagógico na procura do sucesso educativo. Podemos dizer que tentámos dar e fazer o nosso melhor, mas nem sempre o conseguimos porque nem sempre tinhamos conhecimentos informáticos suficientes que nos permitissem apresentar os trabalhos, tal como os idealizavamos.
Agradecemos ao professor toda a orientação que nos proporcionou, pois estámos conscientes de que a sua dedicação e empenho foram o exemplo que nos motivou a procurar fazer sempre mais e melhor.
Muito obrigado por ser quem é!

Fica a mágoa pela falta de promoção de actividades como esta a nível escolar que promovem o uso das novas tecnologias e uma maior interactividade entre os alunos e a comunidade.
Esta foi uma oportunidade de "trazer" a Biologia e a Geologia para fora da sala de aula e apresentar-las à sociedade.

Jéssica e Leandro