quinta-feira, 4 de junho de 2009

Formação de cristais de Enxofre



Condições

Água fria

Ambiente

Em cortiça
Velocidade de arrefecimento

Muito rápido

Rápido

Lento
Textura

Vítrea

Intermédia

Cristalina



Com esta actividade podemos facilmente constatar que as condições e a velocidade de arrefecimento do enxofre estão directamente relacionadas com a textura que adquire.

Quando mais lento for o arrefecimento maior será a cristalização.

Podemos relacionar estas conclusões com o que acontece no arrefecimento dos magmas, quando o arrefecimento se faz abaixo da superfície onde a temperatura ainda é elevada, o arrefecimento é lento e por isso as condições são favoráveis à formação de rochas com texturas cristalinas enquanto que quando o arrefecimento se faz à superfície onde a temperatura é muito inferior à que se verifica nas câmara magmáticas, o arrefecimento é rápido e por isso as rochas formadas não têm tempo suficiente para formar cristais e por isso a textura é maioritariamente vítrea.

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Análise crítica do Blog

Este blog foi importante porque acima de tudo permitiu um aprofundamento constante dos nossos conhecimentos na disciplina de Biologia/Geologia. Contudo ele serviu outros objectivos:
- Promoveu a integração escolar;
- Contribuiu para o nosso desenvolvimento pessoal e social;
- Deu-nos oportunidade de assumirmos as nossas dificuldades e descobrirmos os nossos prórios valores.

Foi um trabalho diferente. Levou-nos a reflectir e a procurar saber mais sobre as aprendizagens das aulas. Constituiu um importante recurso pedagógico na procura do sucesso educativo. Podemos dizer que tentámos dar e fazer o nosso melhor, mas nem sempre o conseguimos porque nem sempre tinhamos conhecimentos informáticos suficientes que nos permitissem apresentar os trabalhos, tal como os idealizavamos.
Agradecemos ao professor toda a orientação que nos proporcionou, pois estámos conscientes de que a sua dedicação e empenho foram o exemplo que nos motivou a procurar fazer sempre mais e melhor.
Muito obrigado por ser quem é!

Fica a mágoa pela falta de promoção de actividades como esta a nível escolar que promovem o uso das novas tecnologias e uma maior interactividade entre os alunos e a comunidade.
Esta foi uma oportunidade de "trazer" a Biologia e a Geologia para fora da sala de aula e apresentar-las à sociedade.

Jéssica e Leandro