Condições
Água fria
Ambiente
Em cortiça
| |
Velocidade de arrefecimento
Muito rápido
Rápido
Lento
|
| Textura
Vítrea
Intermédia
Cristalina
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Com esta actividade podemos facilmente constatar que as condições e a velocidade de arrefecimento do enxofre estão directamente relacionadas com a textura que adquire.
Quando mais lento for o arrefecimento maior será a cristalização.
Podemos relacionar estas conclusões com o que acontece no arrefecimento dos magmas, quando o arrefecimento se faz abaixo da superfície onde a temperatura ainda é elevada, o arrefecimento é lento e por isso as condições são favoráveis à formação de rochas com texturas cristalinas enquanto que quando o arrefecimento se faz à superfície onde a temperatura é muito inferior à que se verifica nas câmara magmáticas, o arrefecimento é rápido e por isso as rochas formadas não têm tempo suficiente para formar cristais e por isso a textura é maioritariamente vítrea.
Análise crítica do Blog
Este blog foi importante porque acima de tudo permitiu um aprofundamento constante dos nossos conhecimentos na disciplina de Biologia/Geologia. Contudo ele serviu outros objectivos:
- Promoveu a integração escolar;
- Contribuiu para o nosso desenvolvimento pessoal e social;
- Deu-nos oportunidade de assumirmos as nossas dificuldades e descobrirmos os nossos prórios valores.
Foi um trabalho diferente. Levou-nos a reflectir e a procurar saber mais sobre as aprendizagens das aulas. Constituiu um importante recurso pedagógico na procura do sucesso educativo. Podemos dizer que tentámos dar e fazer o nosso melhor, mas nem sempre o conseguimos porque nem sempre tinhamos conhecimentos informáticos suficientes que nos permitissem apresentar os trabalhos, tal como os idealizavamos.
Agradecemos ao professor toda a orientação que nos proporcionou, pois estámos conscientes de que a sua dedicação e empenho foram o exemplo que nos motivou a procurar fazer sempre mais e melhor.
Muito obrigado por ser quem é!
Fica a mágoa pela falta de promoção de actividades como esta a nível escolar que promovem o uso das novas tecnologias e uma maior interactividade entre os alunos e a comunidade.
Esta foi uma oportunidade de "trazer" a Biologia e a Geologia para fora da sala de aula e apresentar-las à sociedade.
Jéssica e Leandro
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